terça-feira, 3 de abril de 2012

O trançado de Vovó

 Lola era uma menina esperta, dos cabelos bem cheios, grandes e enrolados.Vivia correndo pra lá e pra cá pra cá e pra lá.Em um desses dias ensolarados, a menina inquietava-se porque não conseguia desembaraçar seus longos cabelos brilhantes, fios lindos e grandiosos como os que crescem nas crianças radiantes e saudáveis.Parecia que a natureza divinamente fresca se plantava em Lola. De longe , sua avó já olhava e sorria com aquele desembaraço de vó e via os quilos e quilos de cabelos que cobriam Lola até a cintura, com aqueelee velho e sereno olhar lacrimoso que só vó tinha e com um leve rubor rosáceo em suas maças flácidas, vovó disse: Minha fia, pare de correr um poquinho e venha sentar aqui na cadeira de balanço comigo, eu vou te mostrar como se faz uma trança... dessas de raiz que faço nos meus cabelos. A menina disse: Ah! vó não tô conseguindo nem desembaraçar os cabelos agora, imagine aprender essas tranças.Tenha paciência minha fia, sente aqui comigo.
  Oe, primeiro cê óia o espéio e dá um sorriso e vê como é que estão seus cabelos, se tá precisando de umas babosa pra fortalecer, se tá precisando cortar posque já tá muito pesado ou seco ... ocê dá aquela boa oiáda.Despois cê desembaraça os cabelos fio por fio, com cuidado oiando no espéio.Pó deixá que alguns fios caiam, Deus tá tirando uns fios pra seu cabelo crescer mais bonito.Despois segura bem os início dos cabelu, porque trança bonita mermu fica assim como as de raiz . O começo é o mais difícil da trança, ela que dá toda a forma e tem que tá bem firme, amarradinho em cima, mas não use muita força não, pra não machucar sua cabeça e quebrar seus cabelu tudo. Despois que a raiz tá mais firme e amarradinha,cê vai colocando outras mechas, misturando as parte dus cabelu de cima com as de baxu... tenha pressa não fia, se não vai ter que fazer tudo de novo. Não precisa todas as mexa ficar igualzinha não, mas tem que tá formosa e unidas, se nao fica toda tronxa o pobrezinho do trançado (Pausa de vó) Sem pressa! uma hora ce aprende a unir as mecha tudu.
  Quando ceê pega o jeito do início ela vai ganhanu velocidade até chegar no finalzinho em que o cabelo já tá mais pouquinho que vai afinando, mais o trançado fica bem mais bonito nessa parte mesmo com pouco cabelo, pela prática que ce vai ganhanu. Despois se vê no espelho como é que tá, se oce gostou ... aí bota um elástico pra prender e pronto fia! tá pronto o trançado de vó.Mas oe só use trança se for pra fazer com amor fia, se não ela fica feia.Lembre de soltar os cabelos antes de dormir, quem já se viu dormir de trança, né verdade? Outra coisa! quando cê for sair com sua bicicreta vá com os cabelos soltos pra que o vento balance eles, como o vento balança as fóia das árvores.E fiaa! as mão é que faz o trançado e não o trançado que faz as mão ( Sorriso de nega véia sabida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário